quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Saiba como acabar com a oleosidade dos cabelos independente do tipo

Unknown | 01:00 |
Saiba como acabar com a oleosidade dos cabelos independente do tipo
Seus cabelos ficam oleosos sendo lisos ou crespos? Esse problema incomoda muitas mulheres apesar de fazerem uma boa higienização. Saiba abaixo como evitar esse incômodo e ter cabelos macios e sedosos.

Saiba como acabar com a oleosidade dos cabelos independente do tipo

Proteção natural
Fios de cabelo agrupados na cabeça pode até dar a impressão de que a pessoa acabou de sair do banho, mas é só prestar um pouco mais de atenção que é visível a oleosidade dando o ar da graça. Mas por que algumas pessoas sofrem tanto com esse problema e outras não? O médico e tricologista Luciano Barssani, do Instituto do Cabelo, de São Paulo, explica que todo cabelo tem o chamado bulbo capilar onde existe uma glândula sebácea que produz óleo. "Esse sebo serve para proteger o couro cabeludo e os fios contra o sol, vento, etc. O problema é que algumas pessoas produzem mais gordura do que as outras", diz.

Tipos de cabelos
No que se refere aos diferentes tipos de fios, como lisos e crespos, o cabeleireiro Gennaro Preite diz que os primeiros estão mais propensos a serem oleosos por possuírem suas cutículas sempre fechadas. "A oleosidade que parte do couro cabeludo percorre toda a extensão da cabeça até as pontas, além de conter fios bem fininhos, o que facilita ainda mais a sua permanência", diz.

Diferentes causas
Além disso, há outros fatores que podem levar ao excesso de oleosidade. Segundo Preite, alteração hormonal, uso de antibióticos, estresse e alimentação rica em gordura agravam o problema.

Dicas para evitar e ou amenizar a oleosidade

Evite
-Banho com água quente. Prefira morna ou fria.
- Fricções muito forte no couro cabeludo na hora da lavagem. Massageie suavemente.
- Passar produtos pós-enxágue, os chamados leave-in. Eles contêm silicone e acabam dando um ar mais pesado e oleoso ao fio.
- Usar secador de cabelo muito quente e próximo à cabeça. O recomendável é 30 cm de distância.
- Passar as mãos nos fios e escová-los demais.

Aposte
- Procure lavar os cabelos todos os dias. No máximo dia sim, dia não.
- Escolha um xampu com pouco detergente e, de preferência, sem sal. O couro cabeludo é ácido, por isso, o pH do produto tem que ser entre 5,5 e 6,5. Essa informação deve estar disponibilizada no rótulo.
- Opte por condicionadores naturais e sem corantes. Boas opções são os com extrato de rosas brancas, prímola, sálvia, manteiga de karite e óleo de coco vegetal.

Gostaram das dicas? Agora dá para melhorar a beleza e saúde dos cabelos! Se desejarem maiores informações consultem um cabeleireiro, dermatologista ou tricologista.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário