Home » coloração » Confira como tingir os cabelos sozinha
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Confira como tingir os cabelos sozinha
Unknown | 01:00 | coloraçãoSe você está sem tempo de ir ao salão de cabeleireiro ou a grana anda meio apertada, um jeito de manter os cabelos bonitos e bem cuidados é utilizando as tintas que podem ser usadas em casa.
Mas, para obter um bom resultado, é importante tomar alguns cuidados: usar os produtos corretos e do jeito certo faz toda a diferença e garante um visual digno de salão.
Confira o passo a passo para tingir os cabelos em casa, os cuidados antes e depois da tintura e alguns truques para não errar na hora de escolher a tinta.
Como tingir os cabelos sozinha
Diferença entre tintura e tonalizante
Uma das dúvidas mais comuns é quanto ao tipo de produto a ser utilizado. Afinal, qual é a diferença entre tintura e tonalizante?
As tinturas (ou coloração permanente) possuem amônia e penetram por completo na estrutura dos fios. Assim, além de possibilitar mudanças mais radicais na cor dos cabelos, ela tem um período de duração maior e melhor cobertura. Já os tonalizantes são menos agressivos e tingem apenas a camada externa dos fios. Por isso, duram menos tempo que as tinturas e são recomendados para quem não quer alterar muito a cor dos cabelos.
Acerte na cor!
A coloração e o produto certos são fundamentais para um bom resultado nos cabelos. Se você quer tingir os cabelos sozinha e em casa, a melhor forma de evitar erros é aplicando uma tinta no mesmo tom da que você utilizou pela última vez.
Se é a primeira vez que você vai tingir os cabelos, escolha uma cor mais escura que o seu tom natural. Já se a sua intenção é clarear os fios, é melhor contar com a ajuda de um profissional especializado, pois os tons mais claros são bem complicados de se conseguir acertar sozinha.
Passo a passo para pintar os cabelos em casa
Antes de pintar os cabelos de fato é bom você fazer dois testes: o primeiro, que já é indicado pelo produto, é para você descobrir se tem algum tipo de reação alérgica ao material. Faça de acordo com as instruções e deixe o tempo necessário para conferir se está tudo certo.
O segundo teste é o da coloração. Separe uma mecha fina e escondida do cabelo, e passe um pouco da tintura. Espere o tempo indicado na embalagem, lave e confira se a cor ficou como você desejava. É melhor conferir em uma pequena mecha do cabelo do que ter um resultado nada agradável no cabelo todo depois.
Feito isso, agora sim você pode começar o processo.
01. Divida o cabelo em quatro partes iguais. Escolha uma parte para começar a tingir e deixe as outras presas.
02. Na parte escolhida, aplique a tintura com um pincel. E aqui vai um truque: se o cabelo for virgem, pinte das pontas à raiz. Mas se você já usa tintura, aplique da forma contrária (da raiz às pontas).
03. Repita o processo até que todas as partes estejam cobertas com a tintura. Atenção às áreas da testa, orelhas e nuca.
04. Deixe a tinta penetrar nos fios pelo tempo recomendado na embalagem. Se preferir, coloque uma touca de banho na cabeça enquanto espera.
05. Enxágue os fios massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Lave até não sair mais tinta.
Cuidados na hora de retocar a raiz
Caso você queira apenas retocar a raiz dos cabelos que já estão tingidos, utilize um pincel ou até mesmo o bico do frasco da tintura, e aplique o produto sobre as raízes, espalhando só até onde precisa ser retocado. Espere 30 minutos, e retire um pouco da coloração. Deixe o restante por mais 15 minutos, e só então lave definitivamente. Esse processo ajuda a cor a ficar uniforme pelo fio todo.
Dicas
- Utilize uma toalha nas costas ou uma camiseta velha. Provavelmente pode cair um pouco de tinta nessa região, o que acaba manchando a roupa ou a pele.
- Para evitar que a testa, orelhas e outras regiões fiquem manchadas, use algum gel ou creme que tenha óleo na sua composição. Alguns produtos já vêm com um gel específico para ser aplicado.
- Remova bem a tinta dos cabelos durante a primeira lavagem. Só utilize o xampu depois de retirar totalmente o excesso de tinta.
- O ideal é utilizar a tintura a cada 30 dias para não agredir demais os fios.
- Faça uma hidratação caseira, de 15 em 15 dias, para manter os fios hidratados e brilhantes.
Agora dá para economizar a grana do salão de beleza e ficar linda gastando pouco. Para maiores informações consulte um cabeleireiro e um dermatologista.
Fonte: Revista Guia Astral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
- coloração (8)
- cortes de cabelo (11)
- dicas e truques (105)
- penteados (20)
- procedimento estético (2)
- produtos para cabelo (12)
- social (1)
- tendências (2)
- tratamento capilar (30)
- tratamento caseiro (19)
Seguidores
Arquivo
-
▼
2013
(65)
-
▼
maio
(13)
- Conheça as tendências de cores para cabelos do inv...
- Como cuidar dos cabelos cacheados no inverno
- Confira como tingir os cabelos sozinha
- Conheça os segredos para conseguir o castanho da m...
- Confira dicas para lavar corretamente os cabelos d...
- Manual do alisamento de cabelo seguro
- Conheça dez novos sprays para tratamento de cabelo
- Conheça onze dicas para tratar cabelos cacheados
- Conheça dicas para cuidar bem dos cabelos no inverno
- Conheça cremes e tratamentos caseiros para o cabelo
- Dicas para potencializar o efeito da máscara capilar
- Dicas e truques para ter cabelos lindos todos os dias
- Conheça sete dicas de tratamento noturno para cabelo
-
▼
maio
(13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário